Ensino Médio

As palavras que definem o Ensino Médio do Colégio Valenciano São José de Aplicação são transformação, competência e preparação para o futuro. A proposta Pedagógica do Colégio Valenciano São José de Aplicação para o Ensino Médio está fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e, foi elaborada pelos docentes com o apoio técnico pedagógico da Direção da Escola. Essa proposta busca contemplar uma visão educacional histórico-crítica que se acentua na primazia dos conteúdos construídos pela humanidade e no confronto com as realidades sociais com as quais convivem os educandos. A proposta pedagógica considera, portanto, as dimensões formadoras do sujeito, a complexidade histórica e social e a singularidade. Assim, construir uma identidade para o Ensino Médio pressupõe levar em consideração a complexidade desses sujeitos e pensar em um currículo que contribua para a sua formação pessoal e profissional.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do CVSJA contempla enfoques do conhecimento acadêmico, de um ponto de vista questionador, contextualizado, numa perspectiva interdisciplinar que visa ao aprimoramento do educando como ser humano, à formação ética, ao desenvolvimento da autonomia intelectual, pensamento crítico e preparação para a vida e mundo do trabalho e ao desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado (Art. 35). A proposta Pedagógica do CVSJ é orientada pelos seguintes princípios (DCN):

I – formação integral do estudante, expressa por valores, aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais;

II – projeto de vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante;

III – pesquisa como prática pedagógica para inovação, criação e construção de novos conhecimentos; IV – respeito aos direitos humanos como direito universal; V – compreensão da diversidade e realidade dos sujeitos, das formas de produção e de trabalho e das culturas;

VI – sustentabilidade ambiental;

VII – diversificação da oferta de forma a possibilitar múltiplas trajetórias por parte dos estudantes e a articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho;

VIII – indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos protagonistas do processo educativo;

IX – indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino/aprendizagem.

Áreas de conhecimento

O Ensino Médio do CVSJA contempla as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, por meio dos seguintes conteúdos curriculares: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A Educação Básica é uma etapa importante na formação para um futuro promissor. É nesta fase que a criança e depois o jovem devem experimentar as diversidades culturais, aprender a interagir em grupos e a ser produtor do próprio conhecimento. A premissa da educação para o século XXI é de que é preciso “ir além do conteúdo”; é necessário o compromisso com a educação integral. Nas palavras da psicopedagoga Anita Lilian Zuppo Abed, “não há como preparar crianças e jovens para enfrentar os desafios do século XXI sem investir também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais”.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, saber lidar com as emoções, comunicar-se, ser participativo, colaborativo, resiliente, produtivo, processar informações, tomar decisões, trabalhar em equipe, resolver problemas e ser responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Portanto a sociedade contemporânea também impõe aos educadores um olhar inovador e inclusivo no desenvolvimento de questões centrais do processo educativo, como: o que ensinar, para que aprender, como ensinar, como receber este aprendizado, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. É com este olhar que Colégio Valenciano São José de Aplicação elaborou o seu Modelo Pedagógico, sintetizado em sua missão, visão, valores e lema. Este modelo visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. Objetivando uma educação integral, inclusiva e contemporânea, o CVSJA, com base nos quatro pilares do ensino propostos pela Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, e aprender a conviver), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/Ensino Médio) elaborou as competências fundamentais a serem desenvolvidas em seu processo educacional. Nestas competências encontram-se entrelaçadas os domínios cognitivo, social e emocional.

No processo de ensino/aprendizagem do CVSJA não há a valorização exclusiva de conteúdos conceituais, mas situações didáticas que possibilitam uma melhor definição do significado desse conhecimento, por meio do estímulo à sua aplicação na vida real, à valorização do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem. O uso da multimídia nas salas de aula é mais um recurso que auxilia os alunos na aquisição conhecimento.

Material Didático (Sistema de Ensino Bernoulli)

O material didático que será utilizado a partir de 2019 será o Bernoulli Sistema de Ensino. Este sistema de ensino abrange desde os livros didáticos a recursos tecnológicos didático-pedagógicos diferenciados, disponibilizados por meio de uma Sala de Aula Virtual, com vídeos-aulas, games, simulados, textos explicativos, correção de questões, revisões e aprofundamento de conteúdos, leituras complementares, além de possibilitar ao professor a inserção de material didático específico. O material didático é estruturado com conteúdo aprofundado e contextualizado, elaborado cuidadosamente por educadores de excelência. Do lúdico aos conteúdos mais analíticos, tudo é pensado com foco na sala de aula, no interesse do professor e do aluno para os melhores desempenhos e resultados.

Projetos

Aprendizagem baseada em projetos do CVSJA consiste em uma proposta metodológica em que, a partir de projetos, os alunos, orientados por professores, desenvolvem ações ou produtos em que são elaboradas novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e complementadas àquelas desenvolvidas em sala de aulas. Esta proposta possibilita a integração de diferentes conhecimentos (interdisciplinariedade e transdisciplinariedade) e estimula o desenvolvimento de:

  • trabalho em equipe
  • protagonismo
  • pensamento crítico
  • criatividade
  • respeito ambiental
  • solidariedade e cidadania

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