Ensino Fundamental

De natureza educativa, a proposta pedagógica do CVSJA para o Ensino Fundamental pauta-se nos fundamentos da teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica que consideram a criança como sujeito histórico, com capacidades de apropriação da produção cultural da humanidade, por meio da ação educativa intencional e sistematizada.

Currículo

O currículo elaborado pelo CVSJA está baseado nas áreas de conhecimento estabelecidas pela BNCC: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sendo estas desenvolvidas pelos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Música, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Geometria, Ciências, História e Geografia. Linguagens: Língua Portuguesa, Redação, Música, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola; Matemática: Matemática, Geometria; Ciências da Natureza: Ciências; Ciências Humanas: História e Geografia.

Conteúdos curriculares

Os conteúdos curriculares são organizados para cada faixa etária e desenvolvidos de forma interdisciplinar e objetivando uma visão integral do conhecimento por meio de uma prática educativa que estimula a participação ética e participativa do educando na aquisição do conhecimento. A avaliação do desenvolvimento da criança é contínua, realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Semestralmente, é encaminhado aos pais registro avaliativo sobre o desenvolvimento do educando, sendo que no primeiro semestre sob a forma de parecer descritivo e no final do segundo semestre um relatório de avaliação, especificando as áreas de conhecimento curricular e o trabalho desenvolvido em sala. Ao longo do segmento, o trabalho vai se tornando mais complexo, na medida em que vai crescendo a capacidade de desenvolver abstrações dos alunos.

Situações de aprendizagem

O papel da escola é o de lançar desafios que provoquem uma ampliação dessa capacidade. Por isso, o CVSJA busca desde cedo propor situações de aprendizagem que estimulem os alunos e alunas a expandirem sua capacidade reflexiva, de estabelecer relações entre dados distintos e de raciocinar a partir de múltiplos eventos. Um diferencial deste segmento é a metodologia investigativa, implementada em todas as atividades do currículo e por meio de projetos temáticos os quais envolvem várias disciplinas. Trata-se de uma forma de dinamizar o currículo escolar em que o conhecimento é tratado globalmente, favorecendo a aprendizagem e a ampliando o universo conceitual dos alunos.

A Educação Básica é uma etapa importante na formação para um futuro promissor. É nesta fase que a criança e depois o jovem devem experimentar as diversidades culturais, aprender a interagir em grupos e a ser produtor do próprio conhecimento. A premissa da educação para o século XXI é de que é preciso “ir além do conteúdo”; é necessário o compromisso com a educação integral. Nas palavras da psicopedagoga Anita Lilian Zuppo Abed, “não há como preparar crianças e jovens para enfrentar os desafios do século XXI sem investir também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais”.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, saber lidar com as emoções, comunicar-se, ser participativo, colaborativo, resiliente, produtivo, processar informações, tomar decisões, trabalhar em equipe, resolver problemas e ser responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Portanto a sociedade contemporânea também impõe aos educadores um olhar inovador e inclusivo no desenvolvimento de questões centrais do processo educativo, como: o que ensinar, para que aprender, como ensinar, como receber este aprendizado, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. É com este olhar que Colégio Valenciano São José de Aplicação elaborou o seu Modelo Pedagógico, sintetizado em sua missão, visão, valores e lema. Este modelo visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. Objetivando uma educação integral, inclusiva e contemporânea, o CVSJA, com base nos quatro pilares do ensino propostos pela Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, e aprender a conviver), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/Ensino Médio) elaborou as competências fundamentais a serem desenvolvidas em seu processo educacional. Nestas competências encontram-se entrelaçadas os domínios cognitivo, social e emocional.

No processo de ensino/aprendizagem do CVSJA não há a valorização exclusiva de conteúdos conceituais, mas situações didáticas que possibilitam uma melhor definição do significado desse conhecimento, por meio do estímulo à sua aplicação na vida real, à valorização do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem. O uso da multimídia nas salas de aula é mais um recurso que auxilia os alunos na aquisição conhecimento.

Material Didático (Sistema de Ensino Bernoulli)

O material didático que será utilizado a partir de 2019 será o Bernoulli Sistema de Ensino. Este sistema de ensino abrange desde os livros didáticos a recursos tecnológicos didático-pedagógicos diferenciados, disponibilizados por meio de uma Sala de Aula Virtual, com vídeos-aulas, games, simulados, textos explicativos, correção de questões, revisões e aprofundamento de conteúdos, leituras complementares, além de possibilitar ao professor a inserção de material didático específico. O material didático é estruturado com conteúdo aprofundado e contextualizado, elaborado cuidadosamente por educadores de excelência. Do lúdico aos conteúdos mais analíticos, tudo é pensado com foco na sala de aula, no interesse do professor e do aluno para os melhores desempenhos e resultados.

Projetos

Aprendizagem baseada em projetos do CVSJA consiste em uma proposta metodológica em que, a partir de projetos, os alunos, orientados por professores, desenvolvem ações ou produtos em que são elaboradas novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e complementadas àquelas desenvolvidas em sala de aulas. Esta proposta possibilita a integração de diferentes conhecimentos (interdisciplinariedade e transdisciplinariedade) e estimula o desenvolvimento de:

  • trabalho em equipe
  • protagonismo
  • pensamento crítico
  • criatividade
  • respeito ambiental
  • solidariedade e cidadania

Atendimento via chat
Atendimento via chat