Dica Enem: Geografia

A preparação pro Enem mexe com a cabeça e o dia-a-dia de muitos estudantes por todo o Brasil. Os diferentes assuntos abordados na prova, horas de estudo e dedicação diária e o nervosismo pela responsabilidade e importância do resultado é uma realidade na vida de todos que vão fazer a prova.

Muitos alunos focam mais tempo para as disciplinas consideradas mais complicadas, como matemática. Porém, algumas outras também não podem ser deixadas de lado, como a Geografia! Por isso, vamos te dar algumas dicas para mandar bem.

  • Leia jornais e revistas: É fundamental que a leitura de jornais e revistas de grande circulação, com diferentes pontos de vista, seja inserida no seu hábito de estudos. Reserve ao menos alguns minutos do dia para ler as manchetes, e depois notícias que chamem sua atenção. Lembre-se de dar ênfase aqui para os conflitos geopolíticos atuais.
  • Estude mapas: Se você tem facilidade para apreender os fenômenos por meio da visualização, um mapa conceitual poderá lhe auxiliar neste processo. Utilize cores diferentes para distinguir temas específicos.
  • Estude paisagens: O estudo da paisagem é fundamental em diversos âmbitos da disciplina. Isso significa que você deve saber identificar as características da paisagem. Por exemplo: aspectos físicos dos domínios morfoclimáticos, particularidades das metrópoles mundiais como segregação espacial, verticalização e problemas ambientais.
  • Faça programas culturais: Visite museus e exposições de sua cidade. Assista filmes de curta e longa metragem e documentários sobre temas ligados a Geografia.
  • Se integre na vida política: É de fundamental importância que você conheça a realidade política e econômica do nosso país. Deste modo, participe da vida política do seu bairro, da sua cidade e de sua nação. Fique atento ao cenário da política brasileira.

Gostou das dicas? Fica ligado aqui no blog porque vamos postar orientações de todas as matérias semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas através das redes sociais do colégio.

Atendimento via chat
Atendimento via chat