Dica de Estudo: Simulado Enem

A expectativa em relação à prova do Enem e a necessidade de ter que mostrar tudo que você sabe em um único exame é algo bem assustador. A rotina exaustiva de estudos e a pressão em se sair bem deixam quase todos os estudantes nervosos. Por isso, se preparar direitinho é essencial, e uma boa dica é fazer simulados.

Os simulados são provas com questões semelhantes às do exame para ajudar o aluno a estudar. Eles são muito importantes e realmente podem ser o diferencial na hora de realizar a avaliação. Vamos te dar quatro bons motivos para fazer simulados.

1 – Entender e descobrir seus pontos fracos e fortes 
Com o simulado é possível avaliar os seus pontos fortes e fracos, fazendo com que seu estudo seja mais direcionado, se dedicando mais aos assuntos que você tem menos afinidade.

2 – Se preparar emocionalmente para a prova 
A prova do Enem é exaustiva e pode te vencer pelo psicológico. Por isso, fazer simulados é uma boa forma de você se preparar emocionalmente para a prova e se familiarizar, diminuindo as chances de ficar ansioso e nervoso.

3 – Se preparar fisicamente para a prova 
Ficar entre quatro horas e meia a cinco horas e meia fazendo prova exige um preparo. Não é fácil ficar num mesmo ambiente e manter a concentração por tantas horas. Você tem que começar a se exercitar desde agora. Considerando que o aumento de sua resistência é gradual, os primeiros simulados podem ser menores e ir ficando cada vez mais parecido com a prova.

4 – Conhecer a fundo o estilo da prova 
A prática em fazer os simulados ajuda você a se familiarizar com o estilo de prova. As questões do Enem têm um formato bem específico, buscando mais do que verificar os conteúdos ministrados na escola, por isso, ter vivência em provas do mesmo estilo é um diferencial.

Gostou da dica? Fica ligado aqui no blog porque vamos postar orientações de todas as matérias semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas através das redes sociais do colégio.

Atendimento via chat
Atendimento via chat