Dica de Estudo: Redação

A redação do Enem é quase sempre um dos principais focos de atenção dos alunos na preparação para o exame. Seja na escola, no cursinho ou nos estudos por conta própria, a redação ocupa os holofotes e também a preocupação dos alunos. Por isso mesmo, vamos te dar algumas dicas de como mandar bem na hora da produção.

1. Leia com cuidado os textos de apoio: Isso porque no Enem o tema não é dado e aberto a interpretação somente com o título. São disponibilizados textos de apoio e informações para a produção da redação.
  2. Entenda como funciona a redação: No Enem o estilo exigido é a dissertação-argumentativa, isso quer dizer que é necessário escolher uma tese e defendê-la, propondo no final uma intervenção para o problema apresentado no tema.
  3. Fazer uma primeira versão do texto: Nesse momento você deve escrever o texto sem se preocupar com a gramática (na folha de rascunho, claro), tentando colocar o máximo de informações e ideias, gerando um nexo e dando sentido ao texto.
  4. Revise o texto: Nesse momento é importante reler o texto e aí sim verificar e corrigir erros de português, concordância, retirar palavras sobrando e dar sentido ao pensamento. Uma dica legal é substituir palavras que você não saiba escrever por outras do mesmo sentido.
  5. Passar a limpo: Essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Gostou das dicas? Fica ligado aqui no blog porque vamos postar orientações de todas as matérias semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas através das redes sociais do colégio.