Dica de estudo: História

A História é um assunto super importante no âmbito escolar e também na vida. Conhecer a história do nosso País e do mundo torna as pessoas mais cultas, instruídas e mais preparadas na hora de fazer alguma prova, concurso ou vestibular. No Enem a matéria História fica na parte de Ciências Humanas no banco de questões e assim como todas as disciplinas, exige do aluno conhecimentos específicos e interpretação de texto.

Pela proximidade da prova e a preparação cada vez mais intensa dos alunos, a tensão e a ansiedade tomam conta. Mas não precisa se preocupar, porque vamos te dar algumas dicas para vencer a história no Enem.

• Monte uma linha do tempo: Isso mesmo! Muitas vezes estudamos os acontecimentos da história do Brasil sem levar em conta uma ordem cronológica, e quando junta com os episódios importantes ocorridos em todo o mundo dá um nó na cabeça, não é mesmo? Por isso, para que você consiga visualizar de maneira mais clara os conteúdos, não deixe de montar uma linha do tempo. Procure colocar os principais acontecimentos da humanidade em ordem de data, levando em conta sua relevância. Em seguida, monte pequenos parágrafos sobre cada assunto como forma de resumo.
  • Relacione os assuntos da atualidade com fatos passados: Todo o acontecimento tem desdobramentos e muitas relações com o que vivemos nos presente. Normalmente a prova costuma pedir que os alunos relacionem determinado acontecimento recente com a sua origem ou fatos que estejam ligados ao seu passado. Por isso, na hora de estudar, use a internet como aliada e busque sobre.
  • Assista filmes e documentários: Pra quem tem aquela preguiça de ler os livros de história essa pode ser uma ótima pedida. Existe um acervo enorme de produções cinematográficas que contam um pouco sobre a história, guerras específicas, revoluções e fatos de relevância.
  • Faça simulados: A melhor forma de fixar todo conteúdo estudado e conseguir identificar os pontos que não ficaram bem entendidos é exercitando. Por isso, fazer simulados é muito importante. Dá pra ter acesso a eles através dos professores do colégio ou cursinho, e também pela internet.
  • Elimine alternativas: Na hora da prova as alternativas acabam se parecendo e causando muita confusão na nossa cabeça. Para driblar esse problema a dica é ler com muita atenção, porque são nos detalhes que elas se diferem e o bom é ir eliminando as que você tem certeza que estão incorretas até chegar na certa.
  • Foque nos assuntos clássicos do Brasil e Mundo: Claro que ninguém sabe todos os acontecimentos do mundo todo né? Só mesmo um computador para armazenar tanta informação. Nesse sentido, é importante focar a energia e dedicação nos assuntos mais clássicos, ou seja, aquelas revoluções, guerras e acontecimentos gerais de maior repercussão e importância.

Gostou das dicas? Fica ligado aqui no blog porque vamos postar orientações de todas as matérias semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas através das redes sociais do colégio.