Como fazer um bom resumo

Com a quantidade de matérias que precisam ser estudadas e assimiladas em pouco tempo para o Enem, um dos melhores amigos dos estudantes é o resumo. Nele é possível reunir as informações mais importantes de cada assunto e ter fácil acesso depois para revisar o conteúdo.

No entanto, fazer um bom resumo nem sempre é tarefa fácil. Para compactar muitas informações de diferentes assuntos de forma fácil de entender é necessário algumas técnicas. Por isso mesmo vamos te dar algumas dicas para mandar bem na hora de fazer o resumo e arrasar no Enem.

  1. Leia e releia o texto: Para fazer um resumo é necessário ter conhecimento amplo do assunto principal, então por isso, leia e releia o texto, assunto ou matéria que você vai resumir, até entender de fato o que está escrito.
  2. Busque os conceitos mais importantes: Como o próprio nome já diz, um resumo tem a função de resumir um conjunto de informações. Para isso, é preciso elencar os conceitos principais do texto a ser resumido e definir palavras-chaves.
  3. Utilize bullet points: Pra quem ficou assustado com o nome, calma! Os bullets points nada mais são do que tópicos, aquelas famosas bolinhas que colocamos para iniciar tópicos. Isso é importante na hora de organizar as ideias e rever tudo que foi escrito.
  4. Utilize cores: Nosso cérebro funciona muito bem com associações, por isso utilizar cores diferentes e até desenhos é interessante para fazer conexões mentais e se lembrar depois.
  5. Escreva o resumo com suas palavras: Uma das coisas mais importantes do resumo é escrever com suas palavras de acordo com aquilo que você entendeu. Isso porque facilita a leitura e a revisão da matéria posteriormente.

Um resumo é uma excelente ferramenta para revisão da disciplina, para compactação de matérias extensas e cansativas. Além disso, também se trata de uma ótima forma de estudar, já que na produção de um resumo você acaba conhecendo profundamente o assunto. Então agora já sabe né? Faz seus resumos e utilize muito eles para se dar bem no Enem.

Gostou da dica? Fica ligado aqui no blog porque vamos postar orientações de todos os assuntos ligados ao Enem semanalmente. Aproveita pra ajudar a gente com sugestões de disciplinas e temas que te causam dúvidas através das redes sociais do colégio.

Atendimento via chat
Atendimento via chat